Risco de colapso do sistema?

Prefeitura confirma subsídio às empresas do transporte coletivo

Valores das quatro parcelas irão equivaler a R$ 0,25 por usuário pagante; tarifa seguirá R$ 4,50

Jô Folha -

Está confirmado o pagamento do subsídio às empresas do transporte coletivo urbano de Pelotas. Serão repassados R$ 0,25 por passageiro pagante pelo período de, no mínimo, quatro meses. A primeira parcela será repassada pelo Executivo em 20 de dezembro, mas refere-se ao fluxo de novembro. É a garantia de que até fevereiro de 2022 - quando haverá novos cálculos - a tarifa não terá reajuste: seguirá R$ 4,50. Com o reforço financeiro, que vinha sendo pleiteado pelo Consórcio, a partir de segunda-feira os usuários também terão parte de suas demandas atendidas: haverá ampliação de horários e de linhas.

O anúncio foi feito em live da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), no final da tarde desta sexta-feira (10), direto de São Luís, no Maranhão, onde participa de evento de Cidades Históricas. Em pronunciamento de 16 minutos, Paula fez breve relato da agenda cumprida também em Brasília, onde comitiva de prefeitos oficializou pedido a deputados e senadores para que o governo federal passe a assumir os subsídios ao transporte coletivo no Brasil, ao pagar pelas gratuidades dos idosos acima dos 65 anos de idade e das pessoas com deficiência.

"Não podemos deixar colapsar o sistema. Precisamos da atenção de todos os entes. Não é justo que os municípios, que ficam com a menor fatia do bolo tributário, tenham que arcar com este subsídio, que envolve uma questão tão complexa", sustentou a prefeita de Pelotas. Nos próximos meses, portanto, os chefes de Executivo devem manter a pressão para que a União comece a efetuar os repasses às empresas, diante da combinação entre queda de usuários e aumento de insumos como o óleo diesel, que só de setembro para cá teve alta de 31%.

Mais linhas e horários à disposição

A partir de segunda-feira, os passageiros terão as reiteradas queixas de falta de linhas e de horários atendidas. Haverá desmembramento de rotas e o noturno também receberá atenção especial. O atendimento de todas as linhas será estendido após as 23h, com saída do Centro, no mesmo formato que já existe nos horários que saem do Centro às 22h35min.

Confira as mudanças que entrarão em vigor:
- Rota do Sol: Retorno em horários de pico, que tem demanda crescente. Depois de circular dentro do Sítio Floresta, o itinerário será feito pela avenida 25 de Julho, rua João Jacob Bainy e avenida Francisco Caruccio, até retornar à avenida Fernando Osório. A mudança representa a oferta de mais horários na João Jacob Bainy.

- Fernando Osório: Será reforçada com novos horários, para suprir os que ficam em aberto, já que a linha Rota do Sol não atende toda a extensão da avenida.

- Jardim das Tradições/Querência: contará com mais horários desmembrados.

- Santa Terezinha/Lindoia: separação de todos os horários identificados com demanda constante em ambos os sentidos.

- Pestano/Getúlio Vargas: todos os horários na faixa de pico estarão separados e continuarão sendo incrementados, conforme a demanda.

- Posto Branco: novos horários nos períodos com lacuna grande e demanda.

- Sanga Funda: reforço no atendimento pela manhã e à tarde, em dois horários de pico identificados com mais necessidade.

- Py Crespo: com alteração do itinerário da linha Rota do Sol, terá mais oferta no trecho da rua João Jacob Bainy.

- Arco-Íris: com o desmembramento de mais horários, na linha Jardim/Querência, que atende ao Arco-Íris no pico, o trajeto se tornará mais rápido.

- Areal e Bom Jesus: acréscimo de horários.

- Porto: as linhas já tiveram acréscimos para melhorar atendimento no pico. Continuarão monitoradas para novas ampliações.

- Padre Réus: já recebeu ajustes da frequência no pico da manhã e terá atenção na parte noturna.

- Colônia Z3: incluídos horários nos domingos e finais da tarde.

Saiba mais 

- Pagamento do 13º dos rodoviários assegurado: A quitação do 13º salário dos cerca de 500 trabalhadores fica assegurado com a aprovação do subsídio. Em novembro, diante da notícia de parcelamento e sem perspectiva de que o dinheiro cairia no bolso, o Sindicato dos Rodoviários chegou a cogitar mobilizações com interrupção dos serviços em momentos de pico para pressionar pelo direito assegurado em lei.

- Parcelas já efetuadas neste ano: O subsídio foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Pelotas em 19 de maio deste ano. Durante quatro meses, um total de R$ 777.105,30 foi liberado pela prefeitura às empresas, como estratégia para postergar o reajuste da passagem. Em 1º de setembro, com o fim do subsídio, o aumento foi anunciado. A tarifa saltou de R$ 4,00 para R$ 4,50.

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